Objetivos
- Identificar e analisar os pressupostos para a elaboração de um plano de marketing.
- Elaborar planos operacionais de marketing, respeitando as etapas de desenvolvimento.
Conteúdos
- Plano de marketing – necessidades e princípios
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- Principais necessidades de um plano de marketing
- Avaliar a situação do mercado e do meio
- Avaliar a competitividade da empresa e seus princípios
- Planificar os objetivos e meios e adaptação das ações de desenvolvimento e das ações correctivas
- Principais necessidades de um plano de marketing
- Operacionalização do plano de marketing
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- Etapas do desenvolvimento do plano operacional de marketing
- Etapa 1 – análise da situação interna e externa
- Situação do negócio
- Actuação da empresa
- Análise da concorrência
- Análise SWOT
- Etapa 2 – definição dos objetivos do plano
- Etapa 3 – definição da estratégia de marketing mix
- Etapa 4 – afetação de recursos para a operacionalização do plano
- Etapa 5 – estabelecimento do plano de acção
- Etapa 6 – concretização do plano de acção
- Etapa 7 – controlo das ações desencadeadas
- Etapa 1 – análise da situação interna e externa
- Etapas do desenvolvimento do plano operacional de marketing