fbpx

UFCD 0135 – Design – comunicação e multimédia

A DEFINIR , 2025

Objetivos

  • Definir elementos gráficos para multimédia.
  • Reconhecer, interpretar e aplicar os conceitos de design de comunicação.

Conteúdos

  • Elementos gráficos para multimédia
    • Multimédia
      • Definição de design
      • Definição de design gráfico
      • Definição de web designer
      • Definição de multimédia
      • Conceito de memória descritiva
      • Conceito e importância de público-alvo
      • Conceito de logótipo
      • Bitmap versus vectorial
  • Processo de comunicação
    • O Processo cíclico da comunicação
      • Conceito de comunicação
      • Modelos comunicacionais
      • Componentes da comunicação
      • Processo de comunicação
      • Fonte-emissor
      • Receptor
      • Mensagem
      • Formulação, codificação e transmissão de mensagem
      • Canal de comunicação
      • Mensagem
      • Repertórios culturais
      • Fontes de ruído no canal de comunicação
    • Interferências mediáticas
    • Recepção, interpretação e descodificação da mensagem
    • Comunicação mediatizada
    • Fonte de informação
      • Destinador – função emotiva
      • Contexto – função referencial
      • Mensagem – função poética
      • Contacto – função fáctica
      • Código – função metalinguística
    • Suporte de comunicação
    • Apreensão da informação
    • Imagem da comunicação
    • Saberes culturais
    • Heranças estéticas
    • Opções pessoais
    • Contorno materializado
    • Sugestão de volume
    • Justaposição de elementos
    • Perspectiva
    • Imagem animada
    • Imagem total (no computador)
    • Nível da realidade
      • Imagem natural
      • Fotografia a cores
      • Fotografia a preto e branco
      • Representação figurativa não realista
      • Pictogramas
      • Representação não figurativa
  • Metodologia processual
    • Fases de um projecto
    • Importância de briefing
    • Influências e condicionantes de um projecto
    • Fontes de investigação
      • Primárias
      • Secundárias
    • Metodologia projectual
    • Métodos
      • Método da divisão
      • Método com condicionante
      • Método de Bruno Munari
  • Paginação
    • Regras de paginação
      • Regras de uso da tipografia
      • Legibilidade dos tipos
      • Fontes serifadas e não serifadas
    • Número máximo de fontes
    • Alinhamentos
    • Texto em maiúsculas e minúsculas
    • Tamanho de fontes adequado
    • Fontes leves e pesadas
    • Espacejamentos
    • Entrelinhamento
    • Comprimento de linhas
    • Paragrafo
    • “Viúvas” e “Órfãos”
    • Realce de elementos no texto
    • Integridade da fonte
    • Contraste entre cor e tipo
    • Relação com os mecanismos de sobrevivência e defesa
  • Natureza plástica da cor
    • Fisiologia da cor
    • Cor versus atenção, iluminação e tempo de visualização
    • Síntese aditiva e síntese subtractiva
    • RGB versus CMYK
    • Multimédia versus Impressão
      • Circulo cromático
      • Cores primárias
      • Cores secundárias
      • Cores terciárias
    • Cores complementares
    • A cor e o meio
    • Harmonia entre cores
      • Cores análogas
      • Cores análogas+opostas
      • Unificadas por velatura
      • Estrutura justaposta
    • Legibilidade
  • Relação entre cores
    • Velocidade perceptiva
    • A cor e o homem
    • Significado das cores
    • Conjugações claro/escuro
      • Contraste sucessivo
      • Contraste de assimilação
    • Cores que cintilam
    • Espaços em branco
    • Cor e espaço
    • Cor e formas
    • Cor e legibilidade
    • Harmonia Cromática
    • Conceitos ópticos
    • Natureza plástica da cor
    • Olho humano
    • Fisiologia da luz
    • Direcção da luz
    • Pigmento
      • Efeito avanço das cores quentes
      • Efeito afastamento das cores frias
      • Feito centrípeto das cores frias
      • Efeito centrífugo das cores quentes
    • Contraste
    • Contraste sucessivo
    • Natureza plástica da cor
    • Relação entre cores
    • Dimensões da cor
    • Luminosidade ou valor
    • Qualidade da tonalidade ou matiz
    • Pureza ou saturação
  • Resposta emocional da cor
    • Acção recíproca das cores
    • Relações de quantidade
    • Relações de valor
    • Relações de complementaridade
    • Relações de simultaneidade
    • Percepção do espaço
    • Efeitos de aproximação
    • Peso visual da cor
  • Estrutura do ritmo visual
    • Formas
      • Simplicidade estrutural
      • Pregnância da forma
      • Princípios de organização preceptiva
      • Simplicidade de estímulo visual
      • Ausência de ambiguidade
      • Legibilidade no campo visual
      • Conteúdo descritivo e narrativo
      • Correspondência entre o conteúdo e forma
      • Linha
        • Linhas horizontais
        • Verticais
        • Oblíquas
        • Com ângulos
        • Curvas
        • Tracejado
      • Significado da Linha
    • Formas
      • Quadrado
      • Triângulo
      • Rectângulo
      • Círculo
      • Losango
      • Elipse
    • Significado das formas
    • Plano
    • Tensão
    • Equilíbrio e Desequilíbrio
    • Linhas de força
    • Peso
    • Figura/fundo
    • Escala
    • Perspectiva
    • Discurso vídeo
    • Guião de vídeo e áudio
    • Storyboard
    • Tipos de planos
      • Plano conjunto ou geral
      • Plano médio
      • Grande plano
      • (PD/MGP/GPA/GP/PP/PM/PGM/PMG) ângulos de captação de imagens
      • Ângulo normal
      • Plongge/Picado
      • Contra-Plongge/Contra-Picado
    • Movimentos de Câmara
      • Panorâmica
      • Travelling
      • Zoom
    • Erros de enquadramento
    • Proporções
    • Foco
  • Design organizacional
    • Design de navegação
    • Estrutura de Informação
    • Navegabilidade
    • Organização
    • Interface
    • Equipa
    • Metodologias
    • Métodos
    • Sistemas de navegação
    • Estruturas de sites
    • Escolha de software para execução
    • Restrições técnicas e humanas
    • Tamanho dos ficheiros
    • Formato dos ficheiros
    • Fundos
    • Orientação formal
    • Harmonia
    • Legibilidade versus capacidade de leitura
    • Texto+Imagem
  • Design do interface
    • Mancha gráfica e campo visual
    • Hierarquia e proporção
    • Coerência entre conteúdos
    • Ergonomia
    • Leitura no ecrã
    • Como gerir animações
    • Como adequar ficheiros de vídeo para on-line
    • Como adequar ficheiros de som para on-line
    • Como preparar imagens para on-line
    • Formatos de ficheiro para www
      • JPEG
      • GIF
      • BMP
      • EPS
      • TIFF
      • Indexed Color
      • Lab Color
  • Noções de layout
    • Originalidade
    • Construção da mancha
    • O ritmo
    • Formato da página
    • Proporções das margens
    • Tipos gráficos para textos e títulos
    • Menu de navegação
    • Área de informação
    • Logótipo
    • Atenção
    • Elementos de contraste
    • Espaços vazios
    • Monotonia
    • Ponto focal
    • Contraste
    • Compreensão
    • Sequência de elementos
    • Coerência
    • Unidade
    • Funcionalidade
    • Estrutura de navegação
    • Animações
    • Elementos de distracção
    • Necessidade do feedback experimental, a avaliação
  • Entidade Beneficiária
  • Apoios
  • Local

    E-learning

  • Horário

    A Definir

  • Carga Horária

    25 horas

  • Destinatários/as

    Empregados/as do setor privado, com habilitações mínimas de 9.º ano

  • Certificado

    Certificado de Qualificações

  • Apoios Concedidos

    Subsídio de alimentação de 6€/dia

  • Partilhe esta Formação

Inscrever-me