fbpx

Percurso – Mercado Internacional e os Meios Digitais

A DEFINIR , 2025

Objetivos

UFCD 11006 – Ciência de dados no comércio internacional
  • Características e modelos da ciência de dados
  • Desafios e oportunidades para as organizações
  • Premissas para o desenho de modelos analíticos e preditivos suportados em inteligência artificial
  • Importância da ciência de dados no comércio internacional e na gestão das operações
  • Aplicação das ferramentas de análise de dados no negócio internacional (casos práticos)
UFCD 10868 – CRM analytics
  • Definir Key Performance Indicatores (KPIs) de vendas e de gestão de serviços.
  • Estruturar dashboards.
UFCD 10784 – Gestão da presença empresarial nas redes sociais
  • Reconhecer as especificidades das principais redes sociais.
  • Utilizar tipos de conteúdo e funcionalidades específicos para diferentes objetivos.
  • Medir e analisar uma presença nas diversas redes sociais.
  • Definir planos de ação para otimização contínua.

 

UFCD 9214 – Marketing Digital
  • Avaliar os impactos e os efeitos do advento da nova economia, as transações comerciais a partir de ambientes virtuais – B2C, B2B, B2A.
  • Identificar as ferramentas do e-marketing e do e-commerce.
  • Aplicar as ferramentas de gestão da informação e da comunicação, criando uma relação de interatividade, centrada nas necessidades dos consumidores.
UFCD 11007 – Desenvolvimento de planos de marketing digital
  • Identificar os pressupostos para a elaboração de um plano de marketing digital.
  • Identificar ferramentas para aumentar o Brand Awareness.
  • Identificar os meios digitais a utilizar para o desenvolvimento do plano de marketing digital.
  • Comparar e selecionar os canais e as ferramentas digitais para o desenvolvimento do plano de marketing digital.
  • Organizar os recursos técnicos, humanos e materiais para o desenvolvimento das atividades previstas no plano de marketing digital.
  • Aplicar técnicas e ferramentas de gestão para a implementação do plano de marketing digital.

 

UFCD 11008 – Monitorização e avaliação de planos de marketing
  • Definir as ferramentas para a monitorização e avaliação do plano de marketing digital.
  • Identificar os critérios de avaliação e os indicadores de resultados.
  • Aplicar técnicas de análise de dados.
  • Detetar desvios e aplicar medidas de melhoria no plano de marketing digital.
  • Informar sobre o nível de cumprimento dos objetivos definidos no plano de marketing digital.
UFCD 11009 – E-commerce Internacional
  • Identificar os requisitos e potencial da criação do negócio on-line.
  • Identificar os pressupostos para exportar on-line.
  • Identificar as condições do negócio on-line e sua integração em marketplaces internacionais.
  • Desenvolver ferramentas para aumentar as vendas e fidelizar os clientes internacionais.

Conteúdos

UFCD 11006 – Ciência de dados no comércio internacional
  • Ambientes digitais;
  • Motores de busca;
  • Fontes de informação;
  • Tipos de conteúdo digital;
  • Ficheiro informático;
  • Transferência de ficheiros (download e upload);
  • Armazenamento virtual de dados (cloud);
  • Suporte físico (ex.: pen de memória USB, disco externo).

 

UFCD 10868 – CRM analytics
  • Configuração de estrutura base
  • KPIs de operação
  • Visão 360.º do utente

 

UFCD 10784 – Gestão da presença empresarial nas redes sociais
  • Tipos de presença e funcionalidades específicas
  • Tipologias de conteúdos
  • Métricas e reporting
  • Exemplos e análise de casos
  • Instagram marketing
  • Tipos de presença e funcionalidades específicas
  • Tipologias de conteúdos
  • Métricas e reporting
  • Exemplos e análise de casos
  • LinkedIn marketing
  • Tipos de presença e funcionalidades específicas
  • Tipologias de conteúdos
  • Métricas e reporting
  • Exemplos e análise de casos
  • Youtube marketing
  • Tipos de presença e funcionalidades específicas
  • Tipologias de conteúdos
  • Métricas e reporting
  • Exemplos e análise de casos
  • Outras redes sociais
  • Gestão de sinergias entre diferentes redes sociais

 

UFCD 9214 – Marketing Digital
  • Internet e os canais de distribuição
  • Business to business – B2B
  • Business to consumer – B2C
  • One to one – O2O
  • Business to administration – B2A
  • Portais/ sites/motores de busca/ centro comerciais virtuais/ lojas virtuais
  • O papel do website no marketing digital
  • Desenvolvimento e manutenção de páginas web
  • Arquitetura de informação
  • Usabilidade
  • Planeamento de um Web Site
  • E-commerce
  • Tecnologias de informação e a relação com o cliente
  • A tecnologia ao serviço do marketing e da comunicação
  • O novo consumidor digital
  • Mensagens e formatos de comunicação digital com o cliente
  • E-consumidor
  • Características
  • Tendências de consumo
  • Hábitos de consumo nas plataformas digitais
  • Processos de decisão de compra
  • Satisfação dos e-consumidores
  • E-marketing
  • Conceito e evolução
  • Fundamentos do e-marketing
  • Vantagens da interne t para os consumidores
  • Internet e o desenvolvimento de novas aplicações do marketing
  • Customer relationship management (CRM)
  • E-commerce
  • Conceito
  • Motivações para a adesão ao e-commerce
  • Fatores de sucesso

 

UFCD 11007 – Desenvolvimento de planos de marketing digital
  • Princípios a considerar na elaboração de um plano de marketing digital
  • Analisar o mercado
  • Definir e planear objetivos, ajustando as atividades aos recursos disponíveis
  • Principais ferramentas que possibilitam rastrear marcas concorrentes: insights, real time alerts
  • Principais canais digitais para promover a venda online de produtos
  • Publicidade em meios digitais
  • Vídeo
  • Mobile marketing
  • Páginas web adaptáveis a dispositivos móveis: smartphones, tablets e outros
  • E-mail marketing
  • Marketing nas redes sociais
  • Affiliated marketing
  • Ferramentas digitais para desenvolver as ações de marketing digital
  • Publicidade online
  • Distribuição online – via direta ou através de terceiros
  • Pagamento online
  • Serviço ao cliente online
  • Criação de conteúdos digitais
  • Redes sociais
  • Correio eletrónico
  • SEM (Search Engine Marketing)
  • SEO (Search Engine Optimization)
  • Alocação e organização dos recursos disponíveis para executar o plano de marketing digital
  • Gestão do plano de marketing digital – programa de trabalho e gestão do orçamento
UFCD 11008 – Monitorização e avaliação de planos de marketing
  • Objetivos das atividades de monitorização e de avaliação
  • Desenho do plano de monitorização e de avaliação: métodos e ferramentas digitais
  • Indicadores de desempenho e indicadores de resultados (KPI) para avaliar a eficácia das ações de marketing digital em relação aos seguintes critérios:
  • Vendas
  • Quota de mercado
  • Retenção e aumento de clientes
  • Posicionamento
  • Imagem de marca
  • Leads gerados e convertidos
  • Custo por lead
  • Técnicas e ferramentas para análise de dados
  • Técnicas qualitativas e quantitativas
  • Análise económica (ex. custo-benefício)
  • Análise de custo-eficácia
  • Análise SEO (Search Engine Optimization)
  • Análise estatística
  • Ferramentas de análise de dados online (web analytics)
  • Informação acerca dos resultados de monitorização do plano de marketing digital – desvios detetados e propostas de melhoria contínua
  • Informação acerca dos resultados da avaliação do plano de marketing digital – ações com resultados positivos e negativos e recomendações para futuras ações
UFCD 11009 – E-commerce Internacional
  • Introdução ao e-commerce
  • Compra ou venda de bens e serviços por via eletrónica através da web ou aplicações móveis B2C/B2B)
  • Principais conceitos e legislação aplicável
  • Marketplace digital
  • Estratégia de e-commerce no processo internacionalização
  • Modelos de negócio offline versus online
  • Seleção de plataformas
  • Definição de requisitos e funcionalidades- RTF Request For Purposal
  • Importância da Integração com outras Plataformas: ERP, CRM, BI, Marketplaces
  • Ferramentas de marketing específicas para e-commerce
  • Métodos de pagamento nacionais versus internacionais
  • Especificidades da Gestão Logística no contexto do e-commerce
  • Tecnologias de gestão de encomendas e stocks; serviços de apoio; sistemas de segurança e controle
  • Entidade Beneficiária
  • Apoios
  • Local

    E-learning

  • Horário

    A definir

  • Carga Horária

    200 horas

  • Destinatários/as

    Empregados/as com habilitação mínima de 12.º ano

  • Pré-Requisitos

    Residentes na zona de Lisboa

  • Certificado

    Certificado de Qualificações

  • Apoios Concedidos

    Subsídio de alimentação de 6€/dia

  • Partilhe esta Formação

Inscrever-me