Objetivos
UFCD 11006 – Ciência de dados no comércio internacional
- Características e modelos da ciência de dados
- Desafios e oportunidades para as organizações
- Premissas para o desenho de modelos analíticos e preditivos suportados em inteligência artificial
- Importância da ciência de dados no comércio internacional e na gestão das operações
- Aplicação das ferramentas de análise de dados no negócio internacional (casos práticos)
UFCD 10868 – CRM analytics
-
Definir Key Performance Indicatores (KPIs) de vendas e de gestão de serviços.
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Estruturar dashboards.
UFCD 10784 – Gestão da presença empresarial nas redes sociais
- Reconhecer as especificidades das principais redes sociais.
- Utilizar tipos de conteúdo e funcionalidades específicos para diferentes objetivos.
- Medir e analisar uma presença nas diversas redes sociais.
- Definir planos de ação para otimização contínua.
UFCD 9214 – Marketing Digital
- Avaliar os impactos e os efeitos do advento da nova economia, as transações comerciais a partir de ambientes virtuais – B2C, B2B, B2A.
- Identificar as ferramentas do e-marketing e do e-commerce.
- Aplicar as ferramentas de gestão da informação e da comunicação, criando uma relação de interatividade, centrada nas necessidades dos consumidores.
UFCD 11007 – Desenvolvimento de planos de marketing digital
- Identificar os pressupostos para a elaboração de um plano de marketing digital.
- Identificar ferramentas para aumentar o Brand Awareness.
- Identificar os meios digitais a utilizar para o desenvolvimento do plano de marketing digital.
- Comparar e selecionar os canais e as ferramentas digitais para o desenvolvimento do plano de marketing digital.
- Organizar os recursos técnicos, humanos e materiais para o desenvolvimento das atividades previstas no plano de marketing digital.
- Aplicar técnicas e ferramentas de gestão para a implementação do plano de marketing digital.
UFCD 11008 – Monitorização e avaliação de planos de marketing
- Definir as ferramentas para a monitorização e avaliação do plano de marketing digital.
- Identificar os critérios de avaliação e os indicadores de resultados.
- Aplicar técnicas de análise de dados.
- Detetar desvios e aplicar medidas de melhoria no plano de marketing digital.
- Informar sobre o nível de cumprimento dos objetivos definidos no plano de marketing digital.
UFCD 11009 – E-commerce Internacional
- Identificar os requisitos e potencial da criação do negócio on-line.
- Identificar os pressupostos para exportar on-line.
- Identificar as condições do negócio on-line e sua integração em marketplaces internacionais.
- Desenvolver ferramentas para aumentar as vendas e fidelizar os clientes internacionais.
Conteúdos
UFCD 11006 – Ciência de dados no comércio internacional
-
Ambientes digitais;
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Motores de busca;
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Fontes de informação;
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Tipos de conteúdo digital;
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Ficheiro informático;
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Transferência de ficheiros (download e upload);
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Armazenamento virtual de dados (cloud);
-
Suporte físico (ex.: pen de memória USB, disco externo).
UFCD 10868 – CRM analytics
- Configuração de estrutura base
- KPIs de operação
- Visão 360.º do utente
UFCD 10784 – Gestão da presença empresarial nas redes sociais
- Tipos de presença e funcionalidades específicas
- Tipologias de conteúdos
- Métricas e reporting
- Exemplos e análise de casos
- Instagram marketing
- Tipos de presença e funcionalidades específicas
- Tipologias de conteúdos
- Métricas e reporting
- Exemplos e análise de casos
- LinkedIn marketing
- Tipos de presença e funcionalidades específicas
- Tipologias de conteúdos
- Métricas e reporting
- Exemplos e análise de casos
- Youtube marketing
- Tipos de presença e funcionalidades específicas
- Tipologias de conteúdos
- Métricas e reporting
- Exemplos e análise de casos
- Outras redes sociais
- Gestão de sinergias entre diferentes redes sociais
UFCD 9214 – Marketing Digital
- Internet e os canais de distribuição
- Business to business – B2B
- Business to consumer – B2C
- One to one – O2O
- Business to administration – B2A
- Portais/ sites/motores de busca/ centro comerciais virtuais/ lojas virtuais
- O papel do website no marketing digital
- Desenvolvimento e manutenção de páginas web
- Arquitetura de informação
- Usabilidade
- Planeamento de um Web Site
- E-commerce
- Tecnologias de informação e a relação com o cliente
- A tecnologia ao serviço do marketing e da comunicação
- O novo consumidor digital
- Mensagens e formatos de comunicação digital com o cliente
- E-consumidor
- Características
- Tendências de consumo
- Hábitos de consumo nas plataformas digitais
- Processos de decisão de compra
- Satisfação dos e-consumidores
- E-marketing
- Conceito e evolução
- Fundamentos do e-marketing
- Vantagens da interne t para os consumidores
- Internet e o desenvolvimento de novas aplicações do marketing
- Customer relationship management (CRM)
- E-commerce
- Conceito
- Motivações para a adesão ao e-commerce
- Fatores de sucesso
UFCD 11007 – Desenvolvimento de planos de marketing digital
- Princípios a considerar na elaboração de um plano de marketing digital
- Analisar o mercado
- Definir e planear objetivos, ajustando as atividades aos recursos disponíveis
- Principais ferramentas que possibilitam rastrear marcas concorrentes: insights, real time alerts
- Principais canais digitais para promover a venda online de produtos
- Publicidade em meios digitais
- Vídeo
- Mobile marketing
- Páginas web adaptáveis a dispositivos móveis: smartphones, tablets e outros
- E-mail marketing
- Marketing nas redes sociais
- Affiliated marketing
- Ferramentas digitais para desenvolver as ações de marketing digital
- Publicidade online
- Distribuição online – via direta ou através de terceiros
- Pagamento online
- Serviço ao cliente online
- Criação de conteúdos digitais
- Redes sociais
- Correio eletrónico
- SEM (Search Engine Marketing)
- SEO (Search Engine Optimization)
- Alocação e organização dos recursos disponíveis para executar o plano de marketing digital
- Gestão do plano de marketing digital – programa de trabalho e gestão do orçamento
UFCD 11008 – Monitorização e avaliação de planos de marketing
- Objetivos das atividades de monitorização e de avaliação
- Desenho do plano de monitorização e de avaliação: métodos e ferramentas digitais
- Indicadores de desempenho e indicadores de resultados (KPI) para avaliar a eficácia das ações de marketing digital em relação aos seguintes critérios:
- Vendas
- Quota de mercado
- Retenção e aumento de clientes
- Posicionamento
- Imagem de marca
- Leads gerados e convertidos
- Custo por lead
- Técnicas e ferramentas para análise de dados
- Técnicas qualitativas e quantitativas
- Análise económica (ex. custo-benefício)
- Análise de custo-eficácia
- Análise SEO (Search Engine Optimization)
- Análise estatística
- Ferramentas de análise de dados online (web analytics)
- Informação acerca dos resultados de monitorização do plano de marketing digital – desvios detetados e propostas de melhoria contínua
- Informação acerca dos resultados da avaliação do plano de marketing digital – ações com resultados positivos e negativos e recomendações para futuras ações
UFCD 11009 – E-commerce Internacional
- Introdução ao e-commerce
- Compra ou venda de bens e serviços por via eletrónica através da web ou aplicações móveis B2C/B2B)
- Principais conceitos e legislação aplicável
- Marketplace digital
- Estratégia de e-commerce no processo internacionalização
- Modelos de negócio offline versus online
- Seleção de plataformas
- Definição de requisitos e funcionalidades- RTF Request For Purposal
- Importância da Integração com outras Plataformas: ERP, CRM, BI, Marketplaces
- Ferramentas de marketing específicas para e-commerce
- Métodos de pagamento nacionais versus internacionais
- Especificidades da Gestão Logística no contexto do e-commerce
- Tecnologias de gestão de encomendas e stocks; serviços de apoio; sistemas de segurança e controle