Objetivos
UFCD 7852 – Perfil e potencial do empreendedor – diagnóstico/ desenvolvimento
- Explicar o conceito de empreendedorismo.
- Identificar as vantagens e os riscos de ser empreendedor.
- Aplicar instrumentos de diagnóstico e de autodiagnóstico de competências empreendedoras.
- Analisar o perfil pessoal e o potencial como empreendedor.
- Identificar as necessidades de desenvolvimento técnico e comportamental, de forma a favorecer o potencial empreendedor.
UFCD 7853 – Ideias e oportunidades de negócio
- Identificar os desafios e problemas como oportunidades.
- Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado.
- Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades.
- Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio.
- Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso.
- Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução.
- Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.
UFCD 8599 – Comunicação assertiva e técnicas de procura de emprego
- Explicar o conceito de assertividade.
- Identificar e desenvolver tipos de comportamento assertivo.
- Aplicar técnicas de assertividade em contexto socioprofissional.
- Reconhecer as formas de conflito na relação interpessoal.
- Definir o conceito de inteligência emocional.
- Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego.
- Aplicar as principais estratégias de procura de emprego.
- Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae.
- Identificar e selecionar anúncios de emprego.
- Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas.
- Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego.
UFCD 8599 – Comunicação assertiva e técnicas de procura de emprego
- Definir o conceito de empreendedorismo.
- Identificar as vantagens e os riscos de ser empreendedor.
- Identificar o perfil do empreendedor.
- Reconhecer a ideia de negócio.
- Definir as fases de um projeto.
- Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego.
- Aplicar as principais estratégias de procura de emprego.
- Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae.
- Identificar e selecionar anúncios de emprego.
- Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas.
- Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego.
Conteúdos
UFCD 7852 – Perfil e potencial do empreendedor – diagnóstico/ desenvolvimento
- Empreendedorismo
- Conceito de empreendedorismo
- Vantagens de ser empreendedor
- Espírito empreendedor versus espírito empresarial
- Autodiagnóstico de competências empreendedoras
- Diagnóstico da experiência de vida
- Diagnóstico de conhecimento das “realidades profissionais”
- Determinação do “perfil próprio” e autoconhecimento
- Autodiagnóstico das motivações pessoais para se tornar empreendedor
- Caráterísticas e competências-chave do perfil empreendedor
- Pessoais
- – Autoconfiança e automotivação
- – Capacidade de decisão e de assumir riscos
- – Persistência e resiliência
- – Persuasão
- – Concretização
- Técnicas
- – Área de negócio e de orientação para o cliente
- – Planeamento, organização e domínio das TIC
- – Liderança e trabalho em equipa
- Fatores que inibem o empreendedorismo
- Diagnóstico de necessidades do empreendedor
- Necessidades de caráter pessoal
- Necessidades de caráter técnico
- Empreendedor – autoavaliação
- Questionário de autoavaliação e respetiva verificação da sua adequação ao perfil comportamental do empreendedor
- Pessoais
UFCD 7853 – Ideias e oportunidades de negócio
- Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
- Noção de negócio sustentável
- Identificação e satisfação das necessidades
- – Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
- – Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação
- Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
- Conceito básico de negócio
- – Como resposta às necessidades da sociedade
- Das oportunidades às ideias de negócio
- – Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
- – Análise de uma ideia de negócio – potenciais clientes e mercado (target)
- – Descrição de uma ideia de negócio
- Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
- Conceito básico de negócio
- Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
- Formas de recolha de informação
- – Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
- – Indireta – através de associações ou serviços especializados – públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes
- Tipo de informação a recolher
- – O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
- – Os produtos ou serviços
- – O local, as instalações e os equipamentos
- – A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
- – Os meios de promoção e os clientes
- – O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos
- Análise de experiências de criação de negócios
- Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
- – Por setor de atividade/mercado
- – Por negócio
- Modelos de negócio
- – Benchmarking
- – Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
- – Parceria de outsourcing
- – Franchising
- – Estruturação de raiz
- – Outras modalidades
- Definição do negócio e do target
- Definição sumária do negócio
- Descrição sumária das atividades
- Target a atingir
- Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
- Meios e recursos de apoio à criação de negócios
- Serviços e apoios públicos – programas e medidas
- Banca, apoios privados e capitais próprios
- Parcerias
- Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
- Análise do negócio a criar e sua validação prévia
- Análise crítica do mercado
- – Estudos de mercado
- – Segmentação de mercado
- Análise crítica do negócio e/ou produto
- – Vantagens e desvantagens
- – Mercado e concorrência
- – Potencial de desenvolvimento
- – Instalação de arranque
- Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
- Tipos de negócio
- Natureza e constituição jurídica do negócio
- – Atividade liberal
- – Empresário em nome individual
- – Sociedade por quotas
- Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
- Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
- Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)
- Natureza e constituição jurídica do negócio
- Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
- Formas de recolha de informação
UFCD 8599 – Comunicação assertiva e técnicas de procura de emprego
- Comunicação assertiva
- Assertividade no relacionamento interpessoal
- Assertividade no contexto socioprofissional
- Técnicas de assertividade em contexto profissional
- Origens e fontes de conflito na empresa
- Impacto da comunicação no relacionamento humano
- Comportamentos que facilitam e dificultam a comunicação e o entendimento
- Atitude tranquila numa situação de conflito
- Inteligência emocional e gestão de comportamentos
- Modalidades de trabalho
- Mercado de trabalho visível e encoberto
- Pesquisa de informação para procura de emprego
- Medidas ativas de emprego e formação
- Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)
- Rede de contactos
- Curriculum vitae
- Anúncios de emprego
- Candidatura espontânea
- Entrevista de emprego
UFCD 8599 – Comunicação assertiva e técnicas de procura de emprego
- Conceito de empreendedorismo – múltiplos contextos e perfis de intervenção
- Perfil do empreendedor
- Fatores que inibem o empreendedorismo
- Ideia de negócio e projeto
- Coerência do projeto pessoal / projeto empresarial
- Fases da definição do projeto
- Modalidades de trabalho
- Mercado de trabalho visível e encoberto
- Pesquisa de informação para procura de emprego
- Medidas ativas de emprego e formação
- Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)
- Rede de contactos
- Curriculum vitae
- Anúncios de emprego
- Candidatura espontânea
- Entrevista de emprego