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Percurso – Empreendedorismo

Abril, 2021

Objetivos

UFCD 7852 – Perfil e potencial do empreendedor – diagnóstico/ desenvolvimento
  • Explicar o conceito de empreendedorismo.
  • Identificar as vantagens e os riscos de ser empreendedor.
  • Aplicar instrumentos de diagnóstico e de autodiagnóstico de competências empreendedoras.
  • Analisar o perfil pessoal e o potencial como empreendedor.
  • Identificar as necessidades de desenvolvimento técnico e comportamental, de forma a favorecer o potencial empreendedor.

 

UFCD 7853 – Ideias e oportunidades de negócio
  • Identificar os desafios e problemas como oportunidades.
  • Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado.
  • Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades.
  • Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio.
  • Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso.
  • Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução.
  • Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.

 

UFCD 8599 – Comunicação assertiva e técnicas de procura de emprego
  • Explicar o conceito de assertividade.
  • Identificar e desenvolver tipos de comportamento assertivo.
  • Aplicar técnicas de assertividade em contexto socioprofissional.
  • Reconhecer as formas de conflito na relação interpessoal.
  • Definir o conceito de inteligência emocional.
  • Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego.
  • Aplicar as principais estratégias de procura de emprego.
  • Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae.
  • Identificar e selecionar anúncios de emprego.
  • Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas.
  • Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego.

 

UFCD 8599 – Comunicação assertiva e técnicas de procura de emprego
  • Definir o conceito de empreendedorismo.
  • Identificar as vantagens e os riscos de ser empreendedor.
  • Identificar o perfil do empreendedor.
  • Reconhecer a ideia de negócio.
  • Definir as fases de um projeto.
  • Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego.
  • Aplicar as principais estratégias de procura de emprego.
  • Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae.
  • Identificar e selecionar anúncios de emprego.
  • Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas.
  • Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego.

 

 

Conteúdos

UFCD 7852 – Perfil e potencial do empreendedor – diagnóstico/ desenvolvimento
  • Empreendedorismo
    • Conceito de empreendedorismo
    • Vantagens de ser empreendedor
    • Espírito empreendedor versus espírito empresarial
  • Autodiagnóstico de competências empreendedoras
    • Diagnóstico da experiência de vida
    • Diagnóstico de conhecimento das “realidades profissionais”
    • Determinação do “perfil próprio” e autoconhecimento
    • Autodiagnóstico das motivações pessoais para se tornar empreendedor
  • Caráterísticas e competências-chave do perfil empreendedor
    • Pessoais
      • – Autoconfiança e automotivação
      • – Capacidade de decisão e de assumir riscos
      • – Persistência e resiliência
      • – Persuasão
      • – Concretização
    • Técnicas
      • – Área de negócio e de orientação para o cliente
      • – Planeamento, organização e domínio das TIC
      • – Liderança e trabalho em equipa
    • Fatores que inibem o empreendedorismo
    • Diagnóstico de necessidades do empreendedor
      • Necessidades de caráter pessoal
      • Necessidades de caráter técnico
    • Empreendedor – autoavaliação
      • Questionário de autoavaliação e respetiva verificação da sua adequação ao perfil comportamental do empreendedor

 

UFCD 7853 – Ideias e oportunidades de negócio
  • Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
    • Noção de negócio sustentável
    • Identificação e satisfação das necessidades
      • – Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
      • – Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação
    • Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
      • Conceito básico de negócio
        • – Como resposta às necessidades da sociedade
      • Das oportunidades às ideias de negócio
        • – Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
        • – Análise de uma ideia de negócio – potenciais clientes e mercado (target)
        • – Descrição de uma ideia de negócio
      • Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
    • Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
      • Formas de recolha de informação
        • – Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
        • – Indireta – através de associações ou serviços especializados – públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes
      • Tipo de informação a recolher
        • – O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
        • – Os produtos ou serviços
        • – O local, as instalações e os equipamentos
        • – A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
        • – Os meios de promoção e os clientes
        • – O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos
      • Análise de experiências de criação de negócios
        • Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
          • – Por setor de atividade/mercado
          • – Por negócio
        • Modelos de negócio
          • – Benchmarking
          • – Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
          • – Parceria de outsourcing
          • – Franchising
          • – Estruturação de raiz
          • – Outras modalidades
        • Definição do negócio e do target
          • Definição sumária do negócio
          • Descrição sumária das atividades
          • Target a atingir
        • Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
          • Meios e recursos de apoio à criação de negócios
          • Serviços e apoios públicos – programas e medidas
          • Banca, apoios privados e capitais próprios
          • Parcerias
        • Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
          • Análise do negócio a criar e sua validação prévia
          • Análise crítica do mercado
            • – Estudos de mercado
            • – Segmentação de mercado
          • Análise crítica do negócio e/ou produto
            • – Vantagens e desvantagens
            • – Mercado e concorrência
            • – Potencial de desenvolvimento
            • – Instalação de arranque
          • Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
        • Tipos de negócio
          • Natureza e constituição jurídica do negócio
            • – Atividade liberal
            • – Empresário em nome individual
            • – Sociedade por quotas
          • Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
            • Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
            • Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)

 

UFCD 8599 – Comunicação assertiva e técnicas de procura de emprego
  • Comunicação assertiva
  • Assertividade no relacionamento interpessoal
  • Assertividade no contexto socioprofissional
  • Técnicas de assertividade em contexto profissional
  • Origens e fontes de conflito na empresa
  • Impacto da comunicação no relacionamento humano
  • Comportamentos que facilitam e dificultam a comunicação e o entendimento
  • Atitude tranquila numa situação de conflito
  • Inteligência emocional e gestão de comportamentos
  • Modalidades de trabalho
  • Mercado de trabalho visível e encoberto
  • Pesquisa de informação para procura de emprego
  • Medidas ativas de emprego e formação
  • Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)
  • Rede de contactos
  • Curriculum vitae
  • Anúncios de emprego
  • Candidatura espontânea
  • Entrevista de emprego

 

UFCD 8599 – Comunicação assertiva e técnicas de procura de emprego
  • Conceito de empreendedorismo – múltiplos contextos e perfis de intervenção
  • Perfil do empreendedor
  • Fatores que inibem o empreendedorismo
  • Ideia de negócio e projeto
  • Coerência do projeto pessoal / projeto empresarial
  • Fases da definição do projeto
  • Modalidades de trabalho
  • Mercado de trabalho visível e encoberto
  • Pesquisa de informação para procura de emprego
  • Medidas ativas de emprego e formação
  • Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)
  • Rede de contactos
  • Curriculum vitae
  • Anúncios de emprego
  • Candidatura espontânea
  • Entrevista de emprego
PROJETO: POISE-01-3524-FSE-002981 – Formação Modular para Empregados e desempregados – ALPHACOIMBRA (2018/2020)
  • Entidade Beneficiária
  • Apoios
  • Data de Início

    Abril, 2021

  • Local

    Elearning p/ residentes Zona Centro

  • Horário

    A definir

  • Carga Horária

    100 Horas

  • Destinatários

    Empregados/as (com habilitações iguais ou superiores ao 9.ºano); Desempregados/as há menos de um ano (com habilitações iguais ou superiores ao 12.º ano)*;
    * vagas limitadas a uma percentagem do total de formandos/as.

  • Certificado

    Certificado de Qualificações

  • Apoios Concedidos

    Subsídio Alimentação 4,77€ (em período de formação igual ou superior a 3h e fora do horário de trabalho)

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