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Percurso – Desenvolvimento Pessoal

Abril, 2021

Objetivos

UFCD 0382 – Gestão do tempo e organização do trabalho
  • Aplicar técnicas de gestão do tempo no âmbito da atividade profissional.Aplicar os princípios de organização do trabalho em equipa e elaborar um plano de ação pessoal.

 

UFCD 10759 – Teletrabalho 
  • Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
  • Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
  • Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
  • Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
  • Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
  • Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.

Conteúdos

UFCD 0382 – Gestão do tempo e organização do trabalho – 25 horas
  • Gestão do tempo
    • Auto-avaliação na gestão do tempo
      • – Tempo como recurso
      • – Leis e princípios de gestão de tempo
      • – Identificação de características pessoais
      • – Análise de desperdiçadores de tempo
    • Planeamento na gestão do tempo
      • – Determinar metas e objectivos
      • – Elaboração de planos detalhados, diários e semanais
      • – Utilização de check-lists
      • – Definição e gestão de prioridades
    • Técnicas de gestão do tempo
      • – Organização do dia de trabalho
      • – Agrupamento de tarefas
      • – Controlo das interrupções e dos telefonemas
      • – Utilização da agenda como recurso estratégico
      • – Optimização das novas tecnologias
  • Organização do trabalho
    • Trabalho em equipa
      • – Organização e condução de reuniões
      • – Produção de resultados através de reuniões
      • – Delegação de tarefas à equipa de apoio comercial
    • Plano de ação pessoal
UFCD 10759 – Teletrabalho – 25 horas
  • Teletrabalho
    • Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
    • Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
    • Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
    • Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
  • Competências do/a teletrabalhador/a
    • Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
    • Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
  • Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
    • Gestão da confiança
      • – Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
      • – Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
      • – Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
      • – Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
    • Gestão da distância
      • – Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
      • – Reorganização dos locais e horários de trabalho
      • – Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
      • – Motivação e feedback
      • – Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
      • – Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
      • – Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
      • – Controlo e proteção de dados pessoais
      • – Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
      • – Assistência técnica remota
    • Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
    • Formação e desenvolvimento de novas competências
    • Transformação digital – novas formas de trabalho
  • Desempenho profissional em regime de teletrabalho
    • Organização do trabalho
    • Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
    • Espaço de e para o teletrabalho
    • Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
    • Pausas programadas
    • Riscos profissionais e psicossociais
      • – Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
      • – Avaliação e controlo de riscos
      • – Acidentes de trabalho
    • Gestão do isolamento
  • Entidade Beneficiária
  • Apoios
  • Data de Início

    Abril, 2021

  • Local

    E-Learning
    Residentes em Coimbra e Leiria

  • Horário

    Abril - Horário Pós-Laboral

  • Carga Horária

    75 Horas

  • Destinatários

    Empregados com habilitação igual ou superior ao 9º ano e desempregados há menos de 12 meses com habilitação igual ou superior ao 12.º ano;

  • Certificado

    Certificado de Qualificações

  • Apoios Concedidos

    Subsídio de alimentação: 4,77€ (nos dias em que o período de formação seja igual ou superior a 3 horas)

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