fbpx

Portugal é o país com o maior crescimento no turismo da UE

Segundo os dados do relatório WTTC de 2018 verificou-se que o turismo teve um impacto direto estimado de 14,3 milhões de euros na economia e a projeção é a de que este ano se chegue até aos 15 milhões de euros.

 

De acordo com o relatório World Travel & Tourism Council, o turismo cresceu 8,1% em 2018, conseguindo a maior taxa entre os países da União Europeia (UE) e também uma das mais elevadas entre todos os países europeus.

 

Nestes valores estão incluídos os impactos diretos, indiretos e induzidos que o setor tem na economia portuguesa. Nos impactos indiretos, estão incluídos os investimentos feitos no setor, como é o caso da compra de aviões. Os impactos referem-se às despesas dos trabalhadores ligados ao setor.

 

O impacto do turismo em Portugal pode ainda ser avaliado pelo número de empregos na área. Atualmente, contabilizam-se 1,05 milhões de trabalhadores, um número que representa 21,8% do país. No que toca à economia, o contributo estimado das atividades turísticas foi de 19,1%.

 

No relatório, a CEO da WTTC, Gloria Gutevera, refere que esta é uma realidade que vai permanecer em Portugal durante este ano e que o país “tem potencial para aumentar a dimensão da sua economia ligada ao turismo e viagens ainda mais, aumentando o setor do turismo de negócios.”

De forma geral, as perspetivas deixadas pelo relatório remetem para um crescimento do setor na UE que se deverá situar nos 5,3%, o que significa que a riqueza gerada na área do turismo irá aumentar para os 40,4 mil milhões de euros

 

A longo prazo, o relatório prevê ainda que o contributo total do turismo alcance até 2029 os 51,2 milhões de euros. Desse total, 1,24 milhões devem traduzir-se em empregos, dos quais 464 mil ligados de forma direta à atividade turística.