Portimão eleita Cidade Europeia do Desporto para 2019

Portimão, no Algarve, foi eleita Cidade Europeia do Desporto em 2019, título europeu que disputou com o município de Cascais.

Portimão foi eleita pela ACES Europe (European Capitals and Cities of Sport Federation) Cidade Europeia do Desporto para o ano de 2019, título que será entregue em Novembro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas. O desenvolvimento de programas municipais de incentivo à prática desportiva junto de toda a população, bem como os seus benefícios ao nível da promoção da saúde, integração e educação, foram alguns dos aspetos que contribuíram para que a candidatura de Portimão saísse vencedora.

A Região de Turismo do Algarve (RTA) felicitou a cidade de Portimão por esta conquista, enaltecendo a vitória do concelho e de toda a região, que vê assim reconhecida a sua aposta na promoção do desporto.

«Estou muito satisfeito e orgulhoso com a nomeação de Portimão a Cidade Europeia do Desporto 2019, um reconhecimento do investimento feito pela Câmara Municipal de Portimão em infraestruturas de qualidade e na promoção do desporto junto da população residente e dos turistas», disse Desidério Silva, presidente da RTA.

O turismo ativo tem sido um produto estratégico para o Algarve que tem vindo a desenvolver as condições necessárias para atrair praticantes de várias modalidades à Região. A RTA acredita que a eleição de Portimão a Cidade Europeia do Desporto 2019 irá contribuir ao desenvolvimento de mais equipamentos, à promoção da prática desportiva e à captação de mais turistas

Portimão vai suceder a Braga, município distinguido com o título em 2018.